Toupeiras

As toupeiras: consequências e impactos no jardim

Assim como os roedores, as toupeiras podem causar danos significativos aos gramados e canteiros de flores. Com suas pernas escavadoras, elas conseguem cavar diariamente, dezenas de metros de galerias. Até certo ponto, elas são úteis para a aeração da terra. Além disso, sua dieta contribui para a eliminação de insetos. No entanto, a proliferação das toupeiras requer medidas adequadas para minimizar seu impacto. A presença de vários montículos no jardim é um sinal de que é preciso agir imediatamente. Para se precaver de maneira durável e imediata, o uso de armadilhas para topeiras continua sendo a solução mais utilizada e eficaz.

Propriedades e utilização das diferentes armadilhas para toupeiras

Existem diferentes tipos de armadilhas para toupeiras. Elas podem assumir a forma de um dispositivo mecânico ou de um tratamento biocida. Embora os métodos sejam diferentes, seus efeitos são similares.

  • As armadilhas mecânicas para toupeiras: tanto para uso profissional, como para uso doméstico, estar armadilhas são instaladas próximo dos montículos, preferencialmente em uma terra friável, sinal de uma passagem recente. Em seguida, basta armar a armadilha pressionando o gatilho. Caso o resultado não seja satisfatório, é necessário mudar o local da armadilha;
  • Os cartuchos biocidas: eles devem ser inseridos nas galerias já existentes. Quando estão ancorados no solo, liberam um gás tóxico cuja ação é imediata sobre as pragas.

De uma maneira menos radical, um problema com toupeiras pode ser resolvido com a utilização do bolo de mamona. Trata-se de um fertilizante vegetal que funciona como um repelente natural. Colocar galhos e estrume de sabugueiro nas galerias, constitui uma solução simples e segura para repelir invasores e expulsá-los do seu terreno.