Legumes de folhas

Plantar, semear

Apesar de todos os solos cuidadosamente preparados e fertilizados poderem receber legumes de folhas e caules, cada espécie apresenta preferências que é preciso procurar satisfazer.

A cada legume o seu solo

fr_az0163.jpg

Erva-armola: fresco, rico em húmus, não calcário.

Aipo: mais ácido e rico em matéria orgânica.  No outono, coloque um corretor orgânico à base de estrume ou composto.

Chicórias frisadas e escarola: bem amolecido, rico, fresco e humífero.

Couve-repolho: humífero, suficientemente consistente e um pouco calcário.

Couve chinesa: bastante rico, fresco e bem drenado.  Um excesso de humidade faz a planta apodrecer na colheita.

Espinafre: profundo porque forma uma longa raiz primária, rico em azoto.

Funcho: leve, profundo, arenoso ou calcário, rico em húmus e bem equilibrado em elementos fertilizantes.  Aceita terras salgadas (à borda do mar).

Alface:  neutro, suave, arejado, não muito rico em matéria orgânica, mas que retenha bem a água.  As alfaces são plantas pouco esgotantes que pode cultivar várias vezes no mesmo local.

Canónigos: fresco e consistente, humífero, mas é inútil trabalhar o solo antes de semear, pois os canónigos apreciam uma terra firme.

Azeda: profundo, fresco, suficientemente compacto, rico em azoto e não calcário, de preferência.

Dente-de-leão: compacto, profundo (a raiz é primária), rico e fresco, mesmo calcário.

Alho-francês: neutro, pouco coeso, fresco, rico, sem matéria orgânica não totalmente decomposta.

Acelga: uma boa terra de jardim argilocalcária, rica em húmus bem decomposto.

Ruibarbo: ácido, humífero, rico e fresco, profundo, consistente.

O meu conselho: de certa forma, todos os legumes de folhas e caules apreciam uma forte presença de matéria orgânica.  Fertilize o solo da sua horta todos os outonos fornecendo composto, estrume ou corretor orgânico.

Sementeira

fr_az0164.jpg

Exceto as espécies vivazes, como os espargos e o ruibarbo, por exemplo, todos os legumes de folhas e caules multiplicam-se através da sementeira.

Erva-armola: de abril ao fim de julho, em filas com 45 a 50 cm de distância.  Limpe a cada 30 cm quando as plantas tiverem desenvolvido 4 ou 5 folhas.

Aipo: em terrina abrigada em fevereiro-março.  Transplante as plântulas quando medirem entre 3 e 5 cm de altura.  Plante no jardim plantas com, pelo menos, 10 cm de altura.  Espace-as 20 a 30 cm.

Chicórias frisadas e escarola: em casa, abrigadas, em abril e maio, para que as sementes nasçam em 48h ou de junho a meados de julho quando a temperatura do solo ultrapassar os 15 ºC. Transplante as plantas no local um mês mais tarde espaçando-as 25 cm.

Couve-repolho: em casa, numa terrina, a partir de fevereiro, para obter uma planta para transplantar.

Couve chinesa: no local em julho e agosto, enterre as sementes 0,5 cm.  Limpe num espaço de 20 cm em todas as direções.

Endívia:  na terra, em maio.  As raízes são arrancadas em outubro ou novembro e depois colocadas em cultura de estufa.

Espinafre: no local de 1 de março a 15 de abril e de 15 de agosto a 30 de setembro.

Alface: de fevereiro a abril abrigada e a temperatura ideal para uma boa germinação das sementes encontra-se entre 15 e 22 ºC; depois até setembro na terra.  Transplante a cada 20 cm quando as plantas tiverem desenvolvido quatro ou cinco folhas.

Canónigos: de julho a outubro, atirando ou em linha (filas) espaçadas 20 cm.  Cubra as sementes com uma camada de 1 cm de areia.  Não semeie de forma muito densa para evitar o aparecimento de ferrugem.

Azeda: de março a setembro, no local, em filas espaçadas 25 cm.  Limpe a cada 15 cm quando as plântulas atingirem entre 5 e 8 cm de altura.

Dente-de-leão: no local, em filas espaçadas 25 cm.  Limpe num espaço de 15 cm três semanas após nascerem.

Alho-francês: abrigado em fevereiro - março, ou na terra em maio, em filas com 30 cm de distância.  Transplante a planta um mês depois, logo que tiver o diâmetro de um lápis. Espace entre 10 e 15 cm e enterre bem.

Acelga: em março numa terrina abrigada ou em abril na terra, em buracos para 3 ou 4 sementes espaçados 40 cm.

O meu conselho: semeie os legumes de folhas em pequenas quantidades, com 2 a 3 semanas de intervalo para obter colheitas distribuídas, o que irá evitar, entre outras, «indigestões» de saladas no pico da produção.

Selecione cuidadosamente as variedades em função do período da sementeira, nomeadamente em relação às alfaces, couves e alho-francês. Existe um calendário em cada saqueta de sementes. Pode utilizar o substrato para sementeira que favorecerá o crescimento das sementes e o enraizamento.

Conselhos «lunares»

Os legumes de folhas e caules cultivados fora do solo são considerados «do céu», que se aconselha serem semeados com a «lua em quarto crescente».