Árvores folhosas

Plantar, semear

Para as árvores e os arbustos que têm como vocaçãoficar no mesmosítio durante vários anos, trabalhe o solo emprofundidade para lhesoferecer as melhorescondições de implantaçãopossíveis.

Regrageral

O ideal para umaárvore seria amolecer umasuperfície de 1m2 com 70cm de profundidade (até 1m se o subsoloforimpermeável) e de 50 x 50 x 50cm para um arbusto. Nos solos de boa qualidade pode limitar para duasvezes o volume do torrão de raízes. Uma grande maioria de árvores e arbustos mostram-se pouco exigentes e prosperamem todos os solos, exceto os mais pobres e locais pantanosos.

O meuconselho: regrageral, misture sistematicamenteum fertilizante orgânico (estrume + algas) oucomposto na terra original durante a plantação. Também pode utilizar a turfa enriquecida comcomposto e estrume, ideal para a plantação de árvores e arbustos (sobretudo para lhes garantir umbominício de vida). Contrariamente a um hábito bastante conhecido, não elimine as pedras (exceto se forem bastante numerosas e grandes) porque têmum papel importante para o arejamento e porosidade do solo. 

Plantas de terriço

 

fr_az0075.jpg

Constituindoumasecção à parte nas estufas e jardins, a murta, pieris japónica, azálea, enkianthus, acerjaponês, gaultéria, kalmia, leucothoe, pernettya, skimmia exigemum solo bastante ácido (pH 4,5 a 5,5). Emgeral, são cultivadas na terra de urze pura extraída dos solos florestaisou da terra chamada «terriço», substrato ácido composto por turfaloura, cascas e areia.

 

O meuconselho: isole a terra de urze da terra «normal» do seujardimrevestindo o buraco de plantaçãocomumfeltro para jardimou elevando o monte cujo solo também estará cobertocom este geotêxtil.  De facto, nãopoderãoproduzir-se trocas com elementos calcários, caso contráriohaveráumbloqueio da assimilação de ferro. Esta carênciatraduz-se pelo amarelecimento da folhagem e umavegetação débil (clorose).

Plantas acidófilas

 

fr_az0076.jpgContrariamente a umaideiamuitocomum, não cultive no terriço puro: urze, camélia, clethra, daphne, casca-de-anta, fothergilla, hamamélis, hortênsia, magnólia, sarcococca, schizophragma, mas sim numbom solo de jardimcomreação ácida (pH 6, maisou menos), que oferece a vantagem de maior riqueza mineral.

O meuconselho: para obter o solo ideal, misture numaproporção igual com a terra original umbomcorretororgânico e turfaloura. A drenagemtambémconstitui o segredo do sucesso, por isso revista o fundo do buraco de plantaçãocomuma camada de 3 cm de pozolanaNaturen (sementes de rocha frequentementevulcânica - grandes).

Prontos para plantar!

 

fr_az0077.jpg

As árvores e os arbustos de folhagem caduca lucram se forem colocados durante o período de dormência (de meados de outubroaofim de março), enquanto as perenes preferem a suavidadeprimaveril para a suaplantação. Os arbustos de terriçogostam de ser plantados a partir do fim do verão, idealmente entre o início de setembro e o fim de outubro.

Incorpore sempreum fertilizante de base sem que se encontrediretamenteem contacto com as raízes.

Não plante muito fundo (mantenha o coloaonível do solo ou cubra 5 cm, no máximo, a parte superior do torrão) porque issoabranda o crescimento da planta.

Para favorecer umbomenraizamento, utilize preferencialmente um substrato específico para plantação. Irá garantir umbominício de vida das suasárvores e arbustos, quersejaem recipiente oumesmo na terra.

Acaba de terminar a plantação!