Citrinos e plantas mediterrânicas

Manter e cuidar

É certo que as plantas mediterrânicas e os citrinos sãovegetais que exigempoucaágua, mas... É de salientar que nenhuma planta consegueviversemágua e nem todas têm as mesmasnecessidades. É claro que a terraou o substrato deverão ser bem drenados e não ter águaestagnada, mas mesmoassim é preciso ter atençãoàsnecessidades de cada uma delas.

Plantas mediterrânicas 

3._mediterr_0_0.jpgEmrelaçãoaos vegetais cultivados na terra, forneçaágua sobretudo nos primeiros anos de implantação porque é nesse período que as suas plantas irão desenvolver o seu sistema radicular. É este que lhesvai permitir, nos anos seguintes, extrairmais profundamente a água de que as suas plantas necessitam.  Para evitar qualquerestagnação de água, mesmo à superfície, efetue una palhagem através de gravilhaou de pozolana de pequenagranulometria que utilizará à superfície e como mistura para arejar o solo e garantir uma boa drenagem.  Este método de palhagemtambém permite limitar o aparecimento de ervasdaninhasaopé da sua planta, o que garantirá o bomdesenvolvimento e robustez da suaplantação.  Alémdisso, é bonito!  Que mais se pode pedir?

 

3._mediterr_2_0.jpgPara os vegetais cultivados em vaso, nãoháhesitação, é preciso dedicar-se à rega. As plantas em vaso, sejammediterrânicasounão, necessitam do jardineiro para ter água porque, como os seus sistemas radiculares estão inseridos no vaso, nãotêmmeios para se desenvencilharsozinhas!  Aotrabalho!

 

As plantas mediterrânicassão como todas asoutras, têm necessidades nutritivas.Naterraou no vaso, graças à regaou à chuva, os oligoelementos que fazem parte do substrato diminuemcom o passar do tempo.  Equacioneoferecer-lhesumaalimentação adaptada, um fertilizante para plantas mediterrânicas fará o serviço e fornecerá todos os nutrientes necessários. Estas colocações de fertilizante efetuam-se de março a junho, semexcessos, claro.

 

Citrinos 

3._agrume_2_0.jpg

Os citrinos têmuma raizprimária profunda, mas também raízessuperficiais à superfície. Assim, estão à vontade no chão e, de repente, exigemuma grande quantidade de água.   Desta forma, a rega será o ponto importante para umbomcrescimento e frutificação. Crie umaconcavidade à volta do tronco para facilitar o escoamento da água para as raízes e evitar a drenagem.

Para que os seusvegetaisdeem frutos equacione fornecer um fertilizante especial para citrinos de março a setembro.

Efetueuma poda de formação logo a partir do primeiro ano de instalação, que irá permitir equilibrar o planta emquestão; corte os rebentosrecentescommais de 30 centímetros de comprimento. A poda de frutificação é efetuada no fim do inverno, quando as geadasjánãoocorrerão. Basta eliminar a madeira morta, cortar os ramos que se cruzam e retirar os que estão demasiado fracos.

Emrelação ao cultivo em vaso, os dados sãoumpouco diferentes.

Quando o vegetal está instalado no terraço, no verão tem de regar escrupulosamente, a cada 2 ou 3 dias para nãodeixar que o substrato seque. E se for de férias...  Nunca se sabe, utilizeuma regaautomática !Regue de forma regular logo que veja que o substrato está seco, mas semexcessosnunca ter águaestagnada. Coloque o vaso perto de umaparede escura, porque esta irá absorver o calor durante o dia e restituí-lo à noite.

Quandotiver de colocar os seus citrinos no interior, na estaçãofria, adapte o ritmo das regas emfunção do local onde a sua planta vive. Namarquise, em estufas para cítricos ounumaestrutura clara semgelo (5 °C no mínimo), regueuma a duasvezes por mêsdeixando o substrato secar entre as duascolocações de água.  Vaporizar as folhas se a temperatura ultrapassar os 12 °C e afaste os seus citrinos o maispossível de fontes de calor (radiador, chaminé). E, como é claro, evite expor os seus citrinos a correntes de ar frio.

4._arbousiers_0.jpg

transplantação ocorrerá a cada 3 anos na primavera. Relativamente às plantas maisantigas e que se transportamcomdificuldade, efetueumtratamento de superfíciecomum substrato para transplantaçãoou citrinos.  O tratamento de superfície é fácil, basta acrescentar substrato à superfície do vaso...  E já está!

Mesmo que, no interior, a frutificaçãosejamuitomais difícil do que no exterior, os citrinos dão de novembro a maio, exceto o limoeiro, que pode produzirlimões durante todo o ano.  Coloque um fertilizante para citrinos a cada 2 meses.

A poda também é importante e é efetuada a cada 2 anos, no mês de março.

Mas seja prudente, considere maisuma poda ligeira que ajudará o seu vegetal a recuperar o vigor.  Ligeira?  Corte sistematicamente a madeira mortaou partida e areje o centro da planta para permitir umamelhorventilação da folhagem… e fique por aí!