Plantas de interior

Plantar, semear

As plantas de interior são cultivadas em substrato. Trata-se de uma mistura de diferentes matérias-primas: turfa loura, turfa castanha, cascas compostas, vermiculite, perlite, estrume decomposto, fibras de coco, composto vegetal, pozolana, terra vegetal, etc. Esta mistura varia segundo o destino do substrato e tem um papel primordial na qualidade intrínseca do produto.

Como escolher o seu substrato?

fr_az0226_0.jpg

Como referência, saiba que um bom substrato não pode ser composto por menos de quatro matérias-primas. Verifique na composição que consta obrigatoriamente na embalagem e tenha cuidado com os «substratos de preços baixos» que, muitas vezes, se revelam impróprios para utilização.

Um substrato deve combinar várias qualidades, por vezes contraditórias, tornando-se um produto altamente técnico.

  • Deve oferecer uma estrutura sólida  para garantir um bom estrato para as plantas, sendo tambémbem arejado para deixar as raízes respirarem.
  • Deve reter um grande volume de água para não secar demasiado depressa.
  • Também deve  fornecer os nutrientes disponíveis para as plantas, mas bem retidos pelas partículas do substrato para não serem perdidas aquando da rega. Pode utilizar o substrato Aquacontrol de Fertiligène que contém uma mistura de fibras de coco e de agentes humidificadores que lhe permite absorver mais água a cada rega e permanecer húmido durante mais tempo.

O meu conselho: para avaliar a qualidade de um substrato, efetue o teste seguinte.  Apanhe um bom punhado de substrato e amasse-o.  Deve sentir nos dedos uma matéria flexível, consistente, não muito fina e que não forme torrões compactos quando pressionada.