Na direção do solo ideal...
Os legumes de raiz prosperam nas terras profundas, consistentes, mas bem drenadas. As terras argilo-calcárias (terras de beterrabas) são as mais indicadas. Adicione areia grossa durante a lavoura se a textura do solo for demasiado empastada.
O solo não deve ser demasiado rico em azoto, para que a folhagem não se desenvolva em detrimento das partes subterrâneas.
Não hesite em efetuar calagem (enriquecer com corretores cálcicos ou calcomagnésicos) a cada dois anos (dois punhados por metro quadrado) para corrigir a acidificação do solo que é desfavorável ao sucesso dos legumes de raiz (e da maioria dos outros também).
O meu conselho: retire as pedras cuidadosamente do solo durante a lavoura e preparação dos canteiros hortícolas porque as raízes deformam-se ou ramificam-se na presença de pedras.
A minha amiga, a batata
Como a sua cultura é considerada de «limpeza», plante batatas nas terras destinadas à horta. A sacha, monda e criação de outeiros de que a batata necessita, bem como o grande volume foliar da planta, prejudicam o desenvolvimento das ervas daninhas anuais. Em contrapartida, a grama e a campainha não são incomodadas por esta cultura.
Nabos, tupinambos, alhos, cebolas... cuidado!
Acredita-se que alguns legumes de raiz: nabo, rábanos, tupinambos «esgotam» o solo. Após a sua plantação, é importante fornecer substrato rico em ácido fosfórico e potássio em quantidade considerável.
Devido às toxinas que estas plantas segregam no solo, nunca cultive Alliaceae dois anos seguidos no mesmo local (alhos, cebolas, chalotas). Elimine também estes legumes durante três anos nas terras que foram melhoradas com estrume fresco durante lavouras de outono porque os bolbos corriam o risco de apodrecer na presença de matéria orgânica ainda não completamente decomposta.
Semear é fácil
Os «verdadeiros» legumes de raiz semeiam-se diretamente no local, num solo bem preparado e não se transplantam para não se obter raízes espigadas. Semeie em fila, cobrindo as sementes com 1 cm de substrato finamente peneirado como, por exemplo, o Substrato para Sementeiras de Fertiligène.
Todavia, alguns jardineiros gostam de transplantar as beterrabas, quando as plantas desenvolveram quatro ou cinco folhas. Isso proporciona raízes mais grossas.
Semeie aipo-rábano e rábano protegidos e depois transplante-os entre 30 e 45 dias após o nascimento. Não os enterre demasiado para que o tubérculo se forme bem.
O meu conselho: durante a transplantação, elimine um quarto da raiz principal para favorecer uma emissão de radículas favoráveis ao restabelecimento.
Plantar na altura certa
Os legumes de raiz são considerados plantas «de terra», ou seja, desenvolvem-se de forma subterrânea. Assim, é aconselhado semeá-los nas fases descendentes do ciclo lunar.