As pragas
O besouro-saltador é um pequeno coleóptero (2 mm de comprimento) do qual existem diversas espécies que danificam os crucíferos e um é específico do nabo. Este inseto saltador alimenta-se das folhas às quais perfura a lâmina. Com tempo quente, os prejuízos podem ser grandes.
O meu conselho: destrua os crucíferos selvagens e a colza que servem de hospedeiro intermediário.
O besouro-da-batata pode desfolhar totalmente uma plantação de batatas em menos de uma semana. Pulverize um inseticida de contacto, como o produto para Besouros-da-batata fulminante de Fertiligène três vezes com 5 dias de intervalo mal se verifique a presença dos insetos.
O meu conselho: afaste as beringelas das plantações de batatas porque atraem mais o besouro-da-batata.
A larva da mosca da cenoura fura galerias nas raízes, tornando-as impróprias para consumo. Sucedem-se três gerações num ano.
O meu conselho: plante alho ou cebola de um lado e do outro das filas de cenouras para impedir que a mosca adulta detete o odor da sua presa e obrigá-la a ir pôr ovos em outro local.
As doenças
Em relação ao míldio, durante um verão húmido e fresco, este cogumelo descolora as folhas do alho, cenoura, nabo, cebola. Danifica sobretudo as batatas de forma perigosa. Trate com calda bordalesa se o tempo estiver húmido.
O meu conselho: não plante muito junto para evitar uma promiscuidade favorável ao desenvolvimento do míldio. Após um ataque forte, respeite uma rotação de 4 a 5 anos.
A ferrugem ataca o alho, a beterraba, o aipo, provocando manchas amarelas alaranjadas nas folhas, que enfraquecem. Queime as partes afetadas e trate mal surjam os primeiros sintomas.
O meu conselho: se ocorrer uma queda acentuada da temperatura e o ambiente estiver húmido, trate preventivamente contra a ferrugem porque as condições são favoráveis ao seu desenvolvimento.