Horticolas

Os diferentes tipos de fertilizantes para o desenvolvimento do seu jardim e da sua horta

Seja para o cultivo de tomates, pepinos ou ainda de cenouras, os legumes e frutas do jardim exigem uma grande ingestão de nutrientes. O uso de adubos para horta é particularmente recomendado para solos pobres e áridos. Isso permite que você aproveite o crescimento fácil e rápido. Os produtos têm diferentes apresentações:

  • Fertilizante líquido: solúvel na água de irrigação, é necessário aplicá-lo várias vezes por mês. Tenha o cuidado de observar as indicações de dosagem para diluição;
  • Os granulados: eles são solicitados para a preparação do solo, enriquecendo-o. Observe que o seu uso também é feito na primavera para otimizar os efeitos no crescimento de vegetais;
  • Os bastões: este tipo de fertilizante tem, na maioria das vezes, propriedades de lenta difusão. Deve ser usado durante o plantio dos legumes ou das sementes. Eles também são adequados para as mudas de ervas aromáticas.

Os tratamentos complementares e as necessidades dos vegetais

Em complementação ao uso de um adubo para horta, especialmente para vegetais folhosos, é aconselhável a utilização de um ativador de compostagem. Na verdade, as couves, repolhos, saladas e chicórias requerem um suprimento de nitrogênio. A compostagem é assim estimulada para se obter rapidamente uma preparação nutritiva adaptada aos vegetais cultivados.

Para reduzir a acidez do solo antes da semeadura, o uso de carbonato de cálcio, que é rico em magnésio, permite o aumento do pH. Já os adubos para tomates e raízes (batata, beterraba, aspargos ...), são ricos em potássio, a principal fonte de crescimento destas frutas e legumes. Observe que as leguminosas, como feijão ou ervilha, não precisam de fertilizante. Eles absorvem o nitrogênio da atmosfera.