Vaso de exterior

Plantar, semear

As plantas em vaso vão usufruir de terra num volume muito limitado. Deve, portanto, ter uma composição perfeita e a plantação deve ser feita com cuidado.

Substrato fértil

fr_ac0112_0.jpg

Utilize um substrato maleável e rico, composto por várias matérias-primas e que não se compacta quando é pressionado na palma da mão. Pode, por exemplo, usar o substrato Aquacontrol da Fertiligène especial suporte para vasos e suspensões.

Como o substrato se comprime com as regas, mas também empobrece porque as plantas se alimentam dos nutrientes, substitua-o a cada dois anos , ou até todos os anos após um cultivo de plantas anuais ou legumes.

O meu conselho: desconfie de substratos vendidos a preços muito baixos. Raramente oferecem uma composição qualitativa e podem contribuir, em grande parte, para o fracasso da sua plantação.

Plante!

fr_ac0113_0.jpg

São raras as plantas que irá semear num vaso ou em canteiros (capuchinha, ervilha de cheiro, rabanete). Pode tentar produzir as suas plantas a partir de grãos semeados em casa, mas adquirir vegetais pequenos produzidos por profissionais aumenta as suas hipóteses de sucesso, garantindo uma decoração mais rápida.

Respeite as estações do ano e não plante demasiado cedo as plantas de verão e, principalmente, os gerânios (não antes da segunda quinzena de abril), uma vez que as manhãs frescas podem impedir o crescimento destes friorentos vegetais.

Tire as plantas do vaso virando-as de cabeça para baixo e efetuando pressão no cone com os dedos. Se as raízes estiverem bastante apertadas à volta do torrão e formarem um novelo deve desemaranhá-las ou até cortá-las parcialmente.  Caso contrário, o crescimento ficará comprometido.

Coloque uma cama de gravilha ou esferas de argila no fundo do recipiente para garantir uma boa drenagem (evacuação da água em excesso). Estes materiais sólidos também atrasam a compactação do substrato e impedem que os orifícios se obstruam.

O meu conselho: antes de instalar uma planta nova no seu canteiro, mergulhe o torrão com raízes em água até ficar saturado, ou seja, até já não existirem bolhas de ar.