Plantas de interior

Identificar, resolver os problemas

Uma atmosfera quente e confinada, bem como umar seco, favorecem a proliferação dos inimigos das plantas da habitação. Para reduzir os riscos, abra totalmente as janelas (sem provocar correntes de ar) logo que a temperatura exterior atinja 18 °C.

Mais vale prevenir do que remediar

A serenidade permanente que reina dentro de casa é propícia à proliferação dos insetos, que podem causar estragos emqualquer época do ano.  Para limitar os riscos de infestação, efetueumtratamento preventivo em todas as suas plantas uma vez por mês.

Vaporize os produtoscom bomba a 30 cm das folhas, efetuandoummovimento rápido (como para colocar lacar no cabelo) para obterumadifusão fina e homogénea. Não trate as plantas com folhagem com penugem (saintpaulia) ou translúcida (caladium). Insista por baixo das folhas, é aí que os inimigos das plantas se concentram.

Aranhasvermelhas

Ao morder a lâmina das folhas para sealimentarem, estes ácaros minúsculos provocamumadescoloraçãoacinzentada.  Também se observa a presença de teiasmuito finas entre o pecíolo e o caule.  A planta perde o seu vigor e morrerapidamente.  Vaporize regularmente a folhagemcomágualimpa porque as aranhasvermelhasdetestam a humidade.

Cochonilhas

Estesinsetosestão escondidos sobumacarapaça cerosa e apresentam-se sob a forma de pústulas castanhas (cochonilhas-com-escudo) ouestãocobertos por filamentos farinhentos que formamacumulaçõesemflocos (cochonilhas-farinhentas).

As cochonilhasdesenvolvem-se em grandes colónias nos caules e sob as folhas de inúmeras plantas de interior. As cochonilhasesgotam as plantas através das suas picadas repetidas e punção de seiva. Segregamuma melada viscosa que pode provocar o aparecimento de fumagina (umaespécie de carvão pegajoso).

Para selivrar delas pode utilizar o produtoanticochonilhas para plantas Substral que se usa como prevenção e tratamento em todos os tipos de cochonilhas.

Moscas brancas

Também denominadas piolhosfarinhentos, sãoespécies de pequenospulgõesbrancos que voam mal se abanam as folhas. As plantas atacadas deixam de crescer e morrememalguns meses.