Legumes de raiz

Alimentar, podar

Agora que descobrimos que os legumes não crescem em latas de conserva, vejamos como podemos ajudá-los a fazê-lo na terra!

Dispersar

Após as sementes germinarem, quando as jovens plantas de legumes de raiz medem entre 3 e 5 cm, elimine as que se encontram muito perto das outras. Esta operação, também chamada «desbaste», é indispensável para que as raízes engrossem (diz-se que viram).  Deixe a largura de um dedo entre os rabanetes, dois dedos entre as cenouras, três dedos entre os nabos e quatro dedos entre as beterrabas.

Conserve apenas as plantas mais vigorosas.

Regar

A qualidade gustativa de um legume de raiz, incluindo a sua consistência, dependem da quantidade de água que terá recebido. A partir do momento em que a raiz engrossa ou antes de o bolbo se formar, a planta não deve sofrer falta de água pois pode tornar-se fibrosa, picante ou amarga.

Regue perto das batatas sem molhar a folhagem para não contribuir para o aparecimento de míldio. Uma boa criação de outeiros no pé favorece a formação de tubérculos e conserva a humidade do solo.

O meu conselho: é inútil regar os bolbos na altura da sua plantação, arrisca-se a provocar o seu apodrecimento.

Fertilizar

Se tiver fertilizado bem o solo e fornecido um substrato de base na altura da lavoura, é inútil fertilizar os legumes de raiz durante a plantação.

Os aipos são a exceção, já que são plantas bastante ávidas. Ofereça-lhes uma dose de substrato hortícola Naturen um mês após a transplantação.

As batatas podem ser plantadas num solo que recebeu uma fertilização fresca (fertilizante à base de composto de estrumes e algas, como o Fertilizante Tradicional Naturen).

O meu conselho: limite os fornecimentos azotados para todos os legumes de raiz que deverão ser conservados.

Colheita

fr_az0188.jpg

Espere que as raízes estejam bem formadas para fazer a colheita. Segundo as suas dimensões, arranque as plantas com um transplantador ou uma forquilha, tendo o cuidado de não danificar a raiz.

Em relação às beterrabas, quando atingirem o tamanho de uma bola de ténis.

Os rabanetes entre 4 e 5 semanas, as cenouras e os nabos entre 8 e 10 semanas após a sementeira.

Colha à medida das suas necessidades o aipo-rábano, o cerefólio bulboso e crosnesporque conservam-se melhor no solo.

O meu conselho: o amarelecimento ou secura das folhagem constitui um bom ponto de referência para anunciar a altura da colheita de diversos legumes de raiz: alho, chalota, helianthus, cebola, batatas.