Legumes frutos

Identificar, resolver os problemas

Estava a correr tudobem! Que mal é este que assola os meustomateiros? ... Nada tema, vamos resistir!

Malditas pragas!

fr_az0170.jpg

Aleurodes (moscas brancas): cada vez maiscomuns.

Aranhasvermelhas: com tempo seco e quente, estes minúsculos ácaros invadem as beringelas, cuja folhagemficacinzenta, seca e cai.

Besouro da batata: tão virulento na beringela como na batata, este coleóptero de listas amarelas e pretas e, sobretudo, as suas larvas cor-de-rosa, destroem a folhagemnum piscar de olhos.

Lesmas: as plantas hortícolas jovensrecém-plantadas representamum deleite irresistível para os gastrópodes.  A utilização de iscosantilesmas é indispensávelem tempo de chuva, caso contrário, as suas culturas nãoresistirãoao apetite voraz destaspragas discretas masterríveis.

Pulgões: muitofrequentes no feijão (pulgõespretos), as suas picadas enfraquecem a planta, que acaba por ver o seucrescimentoreduzido.

As doenças

fr_az0171.jpg

Míldio: comum na beringela e no tomate, este fungo descolora as folhas que acabam por escurecer e secar.  O crescimento é completamente interrompido.

Oídio: é a doença do branco, muitocomum na maior parte dos legumes-frutos sempre presente nas Cucurbitáceas. Umapenugem branca acinzentada cobre caules e folhas.  A doença é especialmente intensa no final da estação, quando as manhãs e as noitessãofrias e húmidas.