Legumes de folhas

Identificar, resolver os problemas

Até transpirouumpouco para criar esta horta! Nãodeixe que os inconvenientes o impeçam de desfrutar da colheita! São vários os que nãoforam convidados para a festa, mas tentam dar umar de suagraça!

As pragas

fr_az0159.jpg

Lesmas: Os seus ataques sãoperigosos para as sementeirasrecentes e plantas novamentetransplantadas que aniquilamnumanoite.

Besouro-saltador:  Ativonascouves, reparamos nestepequeno coleóptero devidoaosseus saltos quando é incomodado. Os besouros-saltadores consomem a epiderme das folhas, perfuram-nascomváriospequenos buracos redondos.  As plantas esgotam-se e, em caso de ataque severo, tornam-se impróprias para consumo.

Mosca do aipo:  Esteinsetocom 5 mm de comprimentopõepequenos ovos emmaio e junhonasfolhas dos aipos.  As varejasescavamgalerias nos pecíolos, tornando-as impróprias para consumo.

Borboletanoturna:  Estaborboletapõe ovos na face inferior das folhas.  As lagartas roem a lâmina de junho a setembro, destruindo as plantas parcialmente.

Borboleta branca:  Estapequenaborboleta branca comum (macho) oudois (fêmea) pontos pretosnas asas põe montes de ovos amarelos de abril a setembronasfolhas das couves. As lagartas amareladas, comestriaspretas, devoram a lâmina, deixando apenas as nervuras.  Uma grande infestação pode danificaruma cultura inteira.

Pulgão: Váriasespécies de pulgõesatacam as raízes das alfaces, ondesugam a seivaaonível do colo da azeda.

As doenças

Míldio: Algumas formas (bremia) são bastante virulentas nasalfaces, mas diversas variedades recentesmostram-se resistentes.

Apodrecimento do colo:  Frequentenaschicóriasem solos bastantes argilosos e compactos, este cogumelo cobre a base vital da planta comum mofo acinzentado. A doença ataca com tempo quente e húmido, destruindo as culturas rapidamente.

Ferrugem da chicória:  Os esporos do cogumeloformam inúmeras pústulas de pó, castanhoarruivado a castanho escuro, nitidamentevisíveisnasfolhas.  Esta doença é, sobretudo, frequente no outononasregiõesmediterrânicas.  Provoca secura total das folhas.