Regar
O segredo do sucesso reside na rega regular, mas sem encharcar.
Para evitar doenças como o oídio, nãomolhar as folhas. De preferência, utilizeumamangueira porosa que distribui a água lentamente junto aopé da planta e que pode ser programada.
Após a formação do fruto, regue generosamente (pelo menos 10 litros por planta por semana!), uma vez que a maior parte dos legumes-frutos sãocompostos por mais de 90 % de água.
Aviso: umarega mal feita provoca, frequentemente, a podridão apical do tomate(doença do fundo preto!) comescurecimento da base dos frutos que se tornamimpróprios para consumo.
Alimentar
Durante o crescimento, utilizeum substrato para «Tomates» ou «Morangueiros» KB que irá favorecer a formação dos frutos. Respeite as condições e as doses de utilização recomendadas na embalagem do produto.
Atenção: umexcesso de azoto (letra N na composição dos fertilizantes) favorece o desenvolvimento dos caules e das folhasem detrimento das flores (e, assim, dos frutos).
A poda ao pormenor
Para otimizar a produção, deve podar algunslegumes-frutos. Utilizeuma faca bemafiadaouumatesouraapropriada.
Tomate: desbaste o caule principal acima do segundo ramo de flores. Aparecem novas ramificações. Corte tambémacima do segundo ramo de flores. Elimine à medida que surgem todos os rebentosnovos que nascem nos pontos de fixação das folhas.
Beringela: conserveum único caule. Desbaste a planta acima da segunda flor e, em seguida, faça o mesmocom todos os rebentossecundários.
Pepino: corte (aperte) a plântulaacima da segunda folha para que ramifique. Corte os doisnovoscaulesdepois da quartafolha. Reduza para umafolha por rebento que acompanhaum fruto.
Curgete: corte os caules de duasfolhasacima de cada fruto.
Melão: corte o caule principal acima da segunda folha e corte, sistematicamente, depois da terceirafolha, todos os novoscaules que se desenvolvem. Reduza para duasfolhas os rebentos que acompanham os frutos.
Abóbora: aperte o caule principal acima da segunda folha e corte os rebentos de duasfolhasacima de cada fruto. Conserve apenas três frutos por pé.